Queima! Queima!


"Transformar o esporte mais popular do mundo em uma agradável tertúlia"

Antes de mais nada, para aqueles que (como eu) também não sabem o que significa "tertúlla", segue a definição da palavra (um pouco de conhecimento é sempre bom):

tertúlia

1. Reunião familiar
2. Assembléia literária
3. Agrupamento de amigos

Neste texto o comentarista reclama com veemência da ação planejada por São Paulo e Santos, para a partida entre os dois times, a ser disputada no próximo domingo. A ideia, para promover a paz no futebol, é que as duas equipes cheguem juntas, no mesmo ônibus, ao estádio. A opinião do comentarista fica clara no início de seu texto: "ÓDIO AO FUTEBOL MODERNO é o que eu consigo sentir quando leio que São Paulo e Santos vão juntos ao Pacaembu", ele acha que ações como esta vão: "transformar o esporte mais popular do mundo em uma agradável tertúlia" (agrupamento de amigos).

Chegou a hora da pergunta: e qual o problema?

Ele explica: "Não pode ser. Jogador precisa entrar em campo com vontade de destruir o rival. Futebolisticamente falando, é claro".

Destruir o rival?!? Fair play então... nem pensar, né?

Não é a primeira vez que o comentarista mostra seu saudosismo exagerado, sua dificuldade em se adaptar com as novidades do mundo moderno, preferindo continuar sofrendo dos males do passado, usando a tradicional desculpa: "no meu tempo que era bom", muito comum entre os velhos, alguns de idade e alguns de espírito. Já tratei deste assunto no texto "A gente somos inútil (sic)"... mas vejam só o que ele escreveu no texto "Vão matar o futebol brasileiro": "tenho saudade de pegar uma fila enorme, tomar um ônibus lotado, pegar fila para o ingresso, pegar fila para pagar vintão em um pernil que assustaria os gourmets, pegar fila para entrar no estádio, pegar lugar ruim, ver pouco do jogo e ser auxiliado pelo meu narrador e meu repórter preferido". Que delícia! Enfrentar fila, fila e mais fila, pagar para ver o jogo e ficar ouvindo no rádio, sofrer como um cão o dia inteiro e terminar em um pronto socorro com uma intoxicação alimentar! Isto sim é que é vida!

Já imaginou se todos os seres humanos pensassem desta maneira? Estaríamos ainda vivendo nas cavernas, os jogadores chutariam pedras e os perdedores seriam mortos em sacrifício aos Deuses do futebol.

E os comentaristas ruins? Provavelmente seria massacrados pela fúria dos torcedores com suas rudimentares clavas e tochas...

No comments:

Post a Comment