Matemática elementar


"Como tirar sete pontos de diferença em pontos corridos?"

Todo ano é a mesma coisa... a gente sabe que, uma hora ou outra, vai aparecer algum comentarista "matemático" que, desafiando as estatísticas e as probabilidades, vai afirmar que o time A não tem mais chance ou que o time B não pode ser mais alcançado ou que o time C "já caiu". Normal... já estamos acostumados com isto... mas este ano temos um recorde mundial! A quarta rodada do campeonato nem tinha começado (de 38 que serão disputadas) e o comentarista já tem o atrevimento de afirmar que: "o Santos já vive um jogo crucial contra o Corinthians" porque caso o time praiano perca (o que realmente acabou acontecendo) ficaria (ficou): "sete pontos atrás do Corinthians", diferença que, segundo a matemática "avançada" do comentarista, é muito difícil de ser tirada nas TRINTA E QUATRO rodadas que faltam! Realmente... é praticamente impossível tirar SETE pontos com "apenas" CENTO E DOIS pontos para serem disputados, não é mesmo? Impossível mesmo é calcular o tamanho desta tolice...



Mas acredite, fica pior... o comentarista pergunta: "como tirar sete pontos de diferença em pontos corridos?". Como assim "pontos corridos"?!? Será que o comentarista queria que os sete pontos fossem tirados em um torneio "mata-mata"?!?


Não faltam exemplos, em campeonatos anteriores, para o comentarista comparar:


Em 2007, o Corinthians era líder até a sétima rodada do campeonato e acabou rebaixado para a segunda divisão.


Em 2008, o São Paulo estava na quinta posição, 11 pontos atrás do líder (Grêmio), faltando 18 rodadas e acabou campeão do campeonato.


Em 2009, o Flamengo estava na sexta posição, 10 pontos atrás do líder (Palmeiras), faltando apenas 10 rodadas e acabou sendo o campeão.


O próprio Santos começou muito mal o campeonato passado (2016) e acabou como vice-campeão!

Agora o mais incrível: na página do comentarista está escrito: "sou engenheiro que nunca buscou o diploma". Sensacional!!! Se julgássemos apenas por seus conhecimentos de matemática, diríamos: ainda bem!



No comments:

Post a Comment